No ano de 1968 foi introduzida à Faculdade de Medicina-USP uma nova proposta curricular, paralela a já existente, denominada Curso Experimental de Medicina (CEM-FMUSP), redundando na divisão de dois cursos distintos. Essa nova proposta integraria as disciplinas a partir de uma metodologia inovadora, com a preocupação em implementar um curso médico que formasse profissionais mais capacitados, com uma clara incorporação e um aprofundamento dos aspectos sociais da medicina, da saúde e do adoecimento. Mesmo tendo sido o curso fechado no ano de 1975, mas com suas turmas já existentes sob a denominada “fusão curricular”, até o ano de 1980, tal experiência e contexto nunca foram estudados e conhecidos em sua profundidade, sendo uma marca divisora na própria história da instituição e das possibilidades vividas em torno de uma nova visão do ensino médico e de sua prática no campo da saúde. Para isso, formou-se uma equipe de trabalho científico no sentido de sua recuperação histórica, bem como na atualização de temas que possam explicitar sua importância no âmbito curricular e profissional.
Dentro dessa proposta, gostaríamos de convidar toda a comunidade envolvida ao tema para participar desse projeto, colaborando na formação de um fundo documental a ser organizado no Museu Histórico-FMUSP.
Formação do Fundo “Curso Experimental FMUSP”
Busca-se formar um fundo documental por meio de documentos institucionais, documentos curriculares, materiais pedagógicos e iconográficos (fotografias e filmes), entrevistas etc.
Todo esse material poderá ser doado diretamente ao Museu Histórico ou através de contato a ser realizado pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Também será disponibilizado o projeto na íntegra para que possa ser acompanhado pelo site: www.fm.usp.br/museu
Equipe de Trabalho: Joaquim Edson Vieira, Maria Aparecida Basile, Maria Claudia Zerbini, Izabel Cristina Rios e André Mota.