aaa@fm.usp.br

NOTÍCIAS

Homenagem Dr. Arnaldo - Dia 04/06/2024

Cronograma:
10:30 horas (Início do evento)

Mesa Diretora e Pronunciamentos:
10:30 horas – Palavra Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes - M. D. Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP.
10:35 horas – Palavra Profª Drª. Estela Azeka – M. D. Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FMUSP.
10:40 horas – Palavra Prof. Dr. Marcel Cerqueira César Machado – M.D. Presidente da Associação dos Professores Eméritos da FMUSP.
10:45 horas – Palavra Prof. Dr. André Mota – Coordenador do Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz – FMUSP

10:50 horas
Conferência:
Prof. Dr. Alexandre Fogaça Cristante

11:10 horas
Após a Conferência, os presentes se postarão junto ao busto do Dr. Arnaldo, onde serão depositadas flores, havendo em seguida o pronunciamento:
Dr. Milton Massayuki Osaki – Membro da AAAFMUSP

A AAAFMUSP compartilha e auxilia na divulgação da:

 

Eleição - Representante dos Antigos Alunos junto à Congregação da FMUSP - Portaria 2659

No próximo dia 05 de junho de 2024, das 8:00 às 12:00h, exclusivamente por meio de sistema eletrônico de votação ocorrerá a votação para a escolha de um representante e seu respectivo suplente para a categoria de Representante dos Antigos Alunos de Graduação para Congregação da FMUSP.

Poderão votar e ser votados todos os antigos alunos dos cursos de graduação da FMUSP. Os antigos alunos que forem docentes, servidores não-docentes ou alunos, não poderão ser eleitos representantes, garantindo o direito ao voto.

Votação:
A Assistência Acadêmica da FMUSP encaminhará aos eleitores, no dia 04 de junho de 2024, em seu email, o endereço eletrônico do sistema de votação e a senha de acesso com o qual o eleitor poderá exercer o seu voto.

Representantes da AAAFMUSP:
Estela Azeka (principal) e Arthur Hirschfeld Danila (suplente) 

Prezados Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

É com grande satisfação que anunciamos a criação de um novo espaço exclusivo para vocês: o único grupo oficial da AAAFMUSP no WhatsApp. Este grupo será dedicado exclusivamente aos antigos alunos da FMUSP, proporcionando um canal oficial e único para facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações entre os colegas.

Objetivo do Grupo:

O principal objetivo deste grupo é promover a interação entre colegas, permitindo que todos se mantenham conectados, compartilhem experiências e atualizações relevantes. Queremos fortalecer nossa rede de antigos alunos e garantir que vocês estejam sempre informados sobre novidades e eventos de nossa associação.

Convites:

Os convites para participar do grupo serão enviados individualmente pela associação a todos os antigos alunos que já realizaram o cadastramento junto à AAAFMUSP. Caso ainda não tenha se cadastrado e deseje participar, por favor, entre em contato conosco para atualizar seus dados.

Regras do Grupo:

Para garantir uma convivência harmoniosa e respeitosa, estabelecemos algumas regras básicas de comportamento dentro do grupo. Estas incluem respeito mútuo, etiqueta em comunicação digital e a proibição de conteúdos inapropriados. As regras completas estão disponibilizas nesse link.

 

Agradecemos desde já pela sua participação.

Atenciosamente,

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da USP (AAAFMUSP)

Carta Aberta da AAAFMUSP aos Antigos Alunos e à Comunidade FMUSP

Em momentos de desafio e mudança, é fundamental que mantenhamos viva a essência do diálogo e do entendimento mútuo.

É com um espírito de colaboração e respeito que a Diretoria da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (AAAFMUSP) se dirige aos nossos Associados, bem como todos os membros da nossa estimada comunidade FMUSPiana, incluindo estudantes, docentes, funcionários e visitantes.

Recentemente, tomamos conhecimento da Notificação emitida pela Direção da FMUSP ao Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC) e demais entidades estudantis que compartilham o espaço do subsolo da Faculdade, sobre a necessidade de rescindir contratos com permissionários que ali operam. A decisão, que visa a reorganização do uso desse espaço histórico e vital para a atividade estudantil, levantou preocupações significativas.

Entendemos a importância desses espaços não apenas como centros de conveniência e conforto, mas como locais onde se fomenta a cultura, a educação, a autonomia estudantil e, acima de tudo, a construção de um profissionalismo crítico e cidadãos comprometidos. Ao longo de décadas, o CAOC e entidades correlatas têm sido alicerces na formação de inúmeras gerações, promovendo atividades que transcendem a sala de aula e contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes.

A autonomia das entidades estudantis, além de ser um direito, é um dos pilares para o exercício de uma democracia plena no âmbito acadêmico. Através dela, estudantes têm sido não apenas participantes, mas atores principais em momentos decisivos de nossa história, incluindo o movimento pela redemocratização do país.

Diante do exposto, fomos nos informar sobre os motivos e andamento desse episódio e fomos informados de que a Diretoria da FMUSP e o CAOC já se reuniram e que o risco de desocupação do espaço pelo CAOC está afastado, restando a negociação entre as partes com a apresentação de propostas do CAOC as quais serão avaliadas pela Diretoria e seguimento das negociações.

Acreditamos firmemente que o caminho para o fortalecimento da nossa instituição passa pela garantia de independência e pelas condições adequadas para a sobrevivência dessas entidades, essenciais para a vida estudantil.

A AAAFMUSP se coloca à disposição para, se necessário, mediar o diálogo entre os estudantes e a Direção da FMUSP, buscando sempre uma solução que priorize o bem-estar da nossa comunidade FMUSP com a preservação dos nossos valores e a continuidade das ricas tradições que nos unem.

Conclamamos a todos para um diálogo construtivo, pautado na ética, na transparência e no respeito mútuo, visando sempre o melhor para nossa comunidade e para a formação de futuras gerações de médicos e profissionais da saúde.

Com esperança e comprometimento,

São Paulo, 13 de março de 2024.

Diretoria da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
AAAFMUSP

Comunicado Importante aos Antigos Alunos da FMUSP
Contribuição Voluntária Anual – Boleto - Unicred

Nos dirigimos a vocês hoje para esclarecer uma questão importante e pedir desculpas por qualquer transtorno causado recentemente em relação aos boletos de contribuição voluntária enviados pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Chegou a Associação que os boletos enviados continham uma informação que poderia ser interpretada de maneira equivocada, indicando que o título seria passível de protesto caso não fosse pago.

Queremos assegurar a todos que isso foi um equívoco no processo de emissão dos boletos, e não reflete a política da nossa Associação, especialmente considerando a natureza voluntária de tais contribuições.

Nenhum boleto será encaminhado para protesto!

Para os colegas que possam ter dúvidas, alguns esclarecimentos adicionais:

A que se destina essa cobrança?
A contribuição de cada um de nossos associados é sempre voluntária, mas essencial para a continuidade e o sucesso de nossas iniciativas. Cada contribuição é revertida em benefícios diretos para a nossa comunidade e projetos que reforçam nosso compromisso com todas as turmas de nossa querida casa de Arnaldo.

Essa contribuição é obrigatória?
Não, a contribuição é completamente voluntária. Cada antigo aluno tem a liberdade de escolher se deseja ou não contribuir.

Por que consta no boleto, a instrução “título passível de protesto”?
Essa é uma frase padrão que aparece em muitos boletos. Como a contribuição é voluntária, o título não será protestado em caso de não pagamento. Caso essa informação tenha gerado dúvidas, pedimos desculpas. Já estamos em contato com a Unicred para retirar essa informação nas futuras cobranças.

Existe outra forma de contribuir com a associação, sem ser por esse boleto?
Sim. É possível realizar a sua contribuição através do PagSeguro ou por PIX. Informações adicionais aqui e nosso site.

Esperamos que este comunicado tenha esclarecido suas dúvidas.

Para quaisquer dúvidas, esclarecimentos adicionais ou se desejar discutir outras formas de contribuir com a nossa associação, por favor, não hesite em entrar em contato conosco. Sua voz e seu apoio são fundamentais para o sucesso contínuo de nossa missão.

DIRETORIA - AAAFMUSP

shutterstock 9833917

AAAFMUSP

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da USP

Entidade de caráter eminentemente social, cujo objetivo central é a reunião e o congraçamento dos antigos alunos e a promoção do desenvolvimento intelectual da escola onde se formaram.

Endereço

FMUSP, Av. Dr. Arnaldo, 455 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3081-1283

aaa@fm.usp.br

 09:00 - 15:00