aaa@fm.usp.br

Nota Oficial - 13.03.2024

Carta Aberta da AAAFMUSP aos Antigos Alunos e à Comunidade FMUSP

Em momentos de desafio e mudança, é fundamental que mantenhamos viva a essência do diálogo e do entendimento mútuo.

É com um espírito de colaboração e respeito que a Diretoria da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (AAAFMUSP) se dirige aos nossos Associados, bem como todos os membros da nossa estimada comunidade FMUSPiana, incluindo estudantes, docentes, funcionários e visitantes.

Recentemente, tomamos conhecimento da Notificação emitida pela Direção da FMUSP ao Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC) e demais entidades estudantis que compartilham o espaço do subsolo da Faculdade, sobre a necessidade de rescindir contratos com permissionários que ali operam. A decisão, que visa a reorganização do uso desse espaço histórico e vital para a atividade estudantil, levantou preocupações significativas.

Entendemos a importância desses espaços não apenas como centros de conveniência e conforto, mas como locais onde se fomenta a cultura, a educação, a autonomia estudantil e, acima de tudo, a construção de um profissionalismo crítico e cidadãos comprometidos. Ao longo de décadas, o CAOC e entidades correlatas têm sido alicerces na formação de inúmeras gerações, promovendo atividades que transcendem a sala de aula e contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes.

A autonomia das entidades estudantis, além de ser um direito, é um dos pilares para o exercício de uma democracia plena no âmbito acadêmico. Através dela, estudantes têm sido não apenas participantes, mas atores principais em momentos decisivos de nossa história, incluindo o movimento pela redemocratização do país.

Diante do exposto, fomos nos informar sobre os motivos e andamento desse episódio e fomos informados de que a Diretoria da FMUSP e o CAOC já se reuniram e que o risco de desocupação do espaço pelo CAOC está afastado, restando a negociação entre as partes com a apresentação de propostas do CAOC as quais serão avaliadas pela Diretoria e seguimento das negociações.

Acreditamos firmemente que o caminho para o fortalecimento da nossa instituição passa pela garantia de independência e pelas condições adequadas para a sobrevivência dessas entidades, essenciais para a vida estudantil.

A AAAFMUSP se coloca à disposição para, se necessário, mediar o diálogo entre os estudantes e a Direção da FMUSP, buscando sempre uma solução que priorize o bem-estar da nossa comunidade FMUSP com a preservação dos nossos valores e a continuidade das ricas tradições que nos unem.

Conclamamos a todos para um diálogo construtivo, pautado na ética, na transparência e no respeito mútuo, visando sempre o melhor para nossa comunidade e para a formação de futuras gerações de médicos e profissionais da saúde.

Com esperança e comprometimento,

São Paulo, 13 de março de 2024.

AAAFMUSP

shutterstock 9833917

AAAFMUSP

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da USP

Entidade de caráter eminentemente social, cujo objetivo central é a reunião e o congraçamento dos antigos alunos e a promoção do desenvolvimento intelectual da escola onde se formaram.

FMUSP, Av. Dr. Arnaldo, 455 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3081-1283